Quem somos

A Rede do Tempo Presente é composta por pesquisadores de cinco universidades brasileiras. Este website tem o objetivo de ser um ambiente colaborativo no qual os pesquisadores da rede tempo irão compartilhar suas produções.

Pesquisadores

Antonio Elíbio

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui Graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1996), Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2006) na área de concentração Política, Memória e Cidade. Realizou Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política/Relações Internacionais da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, sob supervisão do Prof. Dr. Marcos Costa Lima. É Docente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB.

Dilton Maynard

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Federal de Sergipe (1999), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2002), doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Professor Colaborador no Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da UFS (Profhistória UFS). Bolsista Produtividade CNPq-Nível 2.

Francisco Carlos Teixeira

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Francisco Carlos Teixeira Da Silva ( Rio, 1954) é formado em História e Educação ( UFRJ, 1976), possui Especialização em História do Brasil (UFF, 1977) e Mestrado em História do Brasil ( UFF, 1981) e Magisterwissenschaft pela Universidade Livre de Berlin, 1983. É doutor em História pela Universidade Livre de Berlim (FU Berlin/UFF) , Alemanha/UFF ( 1991); e possui Pós-Doutorado em História Política e Social na USP, na Universidade Técnica de Berlim (TU Berlin, bolsista Capes/DAAD) e na Universidade Livre de Berlim (TU Berlin/Bolsista Capes/DAAD), Alemanha, 2011 e 2013.

Itamar Freitas

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Possui licenciatura em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS-1996), especialização em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo (USP-1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2000), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP-2006), doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2019) e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGH/UnB-2014). 

Karl Schurster

Universidade de Pernambuco (UPE)

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Pernambuco (2005), Mestrado em História Social da Cultura Regional na Universidade Federal Rural de Pernambuco(2008), Doutorado em História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ com estágio de pesquisa na Freie Universität Berlin. Realizou o primeiro estágio de Pós Doutorado na Universidade Federal Rual de Pernambuco com período de pesquisa na Universidade Nacional de La Plata/Argentina e segundo Pós Doutorado na Universidade Livre de Berlim (2017). Pesquisador do Grupo de Estudos Sociocultural da América Latina onde coordena a linha História do Tempo Presente.

Rafael Araújo

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Adjunto de História da América da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em História pelo PPGHC/UFRJ (2013). Participa como historiador convidado do projeto “1914-1918-online. International Encyclopedia of the First World War” organizado pela Freie Universität e pelo Friedrich-Meinecke-Institut. Pesquisador associado ao Laboratório de Estudos da Imigração (LABIMI)/UERJ, ao Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET) da UFS e ao Grupo de Pesquisa Estudos de História do Tempo Presente da PUC/RS. Tem experiência nas áreas de História da América e História Contemporânea. Membro dos comitês editoriais das Revistas Boletim do Tempo Presente (UPE) e Boletim Historiar (UFS).